A Token Engenharia fabrica tanques industriais sob medida para o seu negócio. Os tanques industriais são recipientes utilizados para armazenamento de gás, óleo, água e produtos petroquímicos, empregados para fins industriais. Esses tanques industriais podem ser fabricados com diferentes tamanhos e formas. Nossa vasta experiência nos permite atender uma série de indústrias e fornecer tanques para uma variedade de aplicações.
Os tanques industriais podem ser categorizados em vários tipos com base na substância que contêm e em alguns outros fatores. Aqui listaremos os 6 tipos principais de tanques industriais.
Quais normas devem ser atendidas na fabricação de tanques industriais?
No Brasil, os fabricantes de tanques industriais consideram tanto normas internacionais, como a API do Instituto Americano de Petróleo, como normas da ABNT. As principais normas regentes são:
- API 620 – Design and Construction of Large Welded Low Pressure Storage Tanks;
- API 650 – Welded Steel Tanks for Oil Storage;
- API 653 – Above Ground Storage Tank Inspector Program;
- ABNT NBR 17505: 1 – Armazenamento de Líquidos Inflamáveis – Disposições Gerais; 2 – Armazenamento de Líquidos Inflamáveis – Armazenamento em Tanques e Vasos; 5 – Armazenamento de Líquidos Inflamáveis – Operações; 6 – Armazenamento de Líquidos Inflamáveis – Instalações e Equipamentos Elétricos; 7 – Armazenamento de Líquidos Inflamáveis – Proteção contra incêndio para Parques de Armazenamento com Tanques Estacionários.
- NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis;
- NBR-7821 – Tanques Soldados para Armazenamento de Petróleo e Derivados;
6 Tipos de tanques industriais
1. Tanques industriais de armazenamento de combustível
Os tanques industriais de armazenamento de combustível podem armazenar vários fluidos. Em geral, são utilizados para armazenar líquidos não orgânicos e orgânicos. Eles também podem conter vapor, bem como diferentes fluidos inflamáveis. Tanques de armazenamento de combustível são fabricados em vários modelos e tamanhos. Eles são projetados para armazenar uma variedade de combustíveis, vapores e líquidos industriais. Existem dois tipos principais de tanques de armazenamento de combustível: tanques acima do solo e tanques subterrâneos.
Tanques de combustível acima do solo
Os tanques de combustível acima do solo são bastante populares devido à sua menor manutenção a longo prazo e menores custos iniciais. Esses tanques são mais econômicos de instalar em comparação com os tanques subterrâneos, pois você não precisa gastar com aterro, escavação profunda e pavimentação de tubulações mais envolvidas.
Os tanques de combustível acima do solo oferecem maior facilidade de manutenção em comparação com os tanques abaixo do solo. Você pode verificá-los facilmente quanto a vazamentos e acesso para reparos. Esta é a razão pela qual os tanques de armazenamento de combustível acima do solo são preferidos para armazenar combustíveis e produtos químicos.
Tanques de armazenamento subterrâneo
No tanque de armazenamento subterrâneo, pelo menos 10% do volume armazenado do tanque é enterrado no subsolo. Esses tanques são adequados para pessoas que desejam maximizar o espaço e/ou o valor de sua propriedade. Tanques de armazenamento subterrâneo podem ser colocados sob gramados e calçadas, onde não são visíveis. Indiscutivelmente, esses tipos de tanques são mais seguros, pois a chance de explosão é muito pequena. No entanto, a chance de vazamentos e também de gerar poluição é maior no caso desses tanques. Isso se deve ao fato de que eles não podem ser inspecionados com frequência.
Quais as vantagens de usar tanques de armazenamento de combustível?
Se o seu negócio exige armazenamento seguro de combustível e outros líquidos inflamáveis, é importante usar um tanque industrial de armazenamento de combustível. Os tanques industriais de armazenamento de combustível são contêineres que fornecem armazenamento seguro de produtos químicos, solventes, óleo, gasolina, diesel e outros líquidos perigosos e inflamáveis. Os tanques de armazenamento de combustível restringem as emissões evaporativas, bem como evitam qualquer vazamento da substância nele contida.
Esses tanques de armazenamento são fabricados e projetados para atender aos padrões da indústria. Dessa forma, são uma opção eficiente e confiável para atender às suas necessidades de armazenamento de substâncias perigosas. O uso de tanques industriais de armazenamento de combustível oferece várias vantagens, listadas abaixo:
(i) Custo Eficiente
O uso do tanque de armazenamento de combustível é econômico, pois sua equipe não precisa deixar as instalações da empresa para reabastecer equipamentos ou veículos. Isso economiza dinheiro e tempo que seria gasto para reabastecer as instalações da sua empresa. Estes depósitos têm uma capacidade de armazenamento entre os 1.000 e os 110.000 litros. Assim, permitem armazenar gasolina e combustível na quantidade necessária para uso semanal ou diário.
(ii) Versatilidade
Um tanque industrial de armazenamento de combustível tem a capacidade de conter uma variedade de líquidos inflamáveis. Se as suas necessidades de armazenamento forem muito específicas, nós podemos personalizar ou ajustar as especificações e modelos do tanque para atender às suas necessidades especiais. Além disso, os tanques de armazenamento de combustível industrial são instalados facilmente. Alguns dos modelos também são portáteis para permitir uma fácil realocação quando necessário.
2. Tanques industriais de armazenamento de óleo
Os tanques de armazenamento de óleo são reservatórios ou contêineres que armazenam petróleo temporariamente durante as diferentes fases de processamento em derivados de petróleo. Os materiais e a estrutura dos tanques industriais de armazenamento de óleo são baseados em sua aplicação, bem como nos requisitos de segurança, ambientais e legais.
Tanques de armazenamento de óleo em diferentes tamanhos, formas, materiais e tipos são empregados desde a produção inicial de petróleo bruto até a distribuição e refino de diferentes derivados de petróleo.
Os tanques de armazenamento de óleo industrial modernos podem ser dos seguintes materiais:
- Aço carbono;
- Aço inoxidável;
- Concreto armado;
- E plástico.
Eles também são esculpidos em depósitos de sal-gema que são impermeáveis, para armazenamento subterrâneo de petróleo. Vários tipos de tanques de armazenamento de óleo foram construídos ao longo do tempo.
Quais são os tipos de tanque de armazenamento de óleo?
Com base no uso, existem vários tipos de tanques de armazenamento de óleo, os principais são:
- Tanque de Teto Flutuante: Com base no nível de óleo no tanque, o teto irá subir ou descer. Isso alivia o acúmulo de vapor dentro do tanque.
- Tanque de Teto Fixo: Este tipo de tanque é usado para volumes menores de óleo quando não há preocupação com o acúmulo de vapor.
- Tanque Bunded: Este tanque de revestimento duplo possui um tanque externo feito de plástico ou aço que atua como uma barreira adicional. Com isso, se evita vazamentos e derramamentos de óleo que podem contaminar as áreas circundantes.
3. Tanques industriais de armazenamento químico
Projetado para armazenar propano, fertilizantes, derivados de petróleo, gás natural, petróleo bruto e outros produtos químicos. Esses tanques de armazenamento podem ser usados para misturar, processar, armazenar e transportar produtos químicos. Os tanques de armazenamento de produtos químicos industriais são fabricados com três tipos de materiais:
- Aço inoxidável
- Polietileno
- Fibra de vidro
Ao escolher um tanque de armazenamento de produtos químicos, a consideração mais importante são os produtos químicos que serão armazenados. Embora um tanque de armazenamento de água possa conter seus produtos químicos com segurança por um curto período de tempo, se o tanque não tiver sido projetado especificamente para armazenar seus produtos químicos, ele poderá vazar e resultar em sérios riscos à saúde ou ao meio ambiente.
4. Tanques industriais para armazenamento de água quente
Estes tanques são usados quando é necessário um fornecimento contínuo de água quente. Um tanque de armazenamento de água quente que foi isolado de forma eficiente pode reter o calor por muitos dias. Dessa forma, tem-se uma redução dos custos de combustível. Um tanque de armazenamento de água quente pode incluir um sistema de queimador de óleo ou gás. Além disso, um aquecedor elétrico de imersão ou um sistema de aquecimento central podem ser usados.
5. Tanques industriais de plástico
Usado para armazenar água para fins residenciais, industriais e comerciais. Os tanques de plástico são duráveis, leves e compactos. Eles também têm mais flexibilidade do que os tanques de armazenamento convencionais. Os tanques industriais de plástico são normalmente usados nas indústrias de processamento de alimentos, agricultura e fabricação de produtos químicos.
6. Tanques industriais de armazenamento de gás
O tipo de tanque industrial de armazenamento de gás necessário dependerá da capacidade do tanque, de suas medidas e do formato do contêiner. Existem vários tipos de tanques industriais para gás, sendo os mais comuns:
- Tanque Interno com Teto Flutuante: Utilizado para líquidos com pontos de fusão mais baixos, como gasolina e etanol.
- Bullet Tanks: Normalmente empregados para armazenar bases liquefeitas como butano e amônia.
- Tanque de Gás Natural Liquefeito (GNV): Esses tanques industriais podem conter gás natural liquefeito na temperatura exigida de -162 graus Celsius.
Quaisquer que sejam os tipos de tanques industriais que você precisa, entre em contato com a Token Engenharia.
Esteja você armazenando combustível, produtos químicos ou outros líquidos, a Token Engenharia fabrica todos os tipos de tanques industriais metálicos. Trabalhamos com os melhores materiais e técnicas, garantido a qualidade dos nossos produtos. Podemos te auxiliar na escolha do tanque adequado, entre em contato com um dos nossos especialistas.