O que é coordenação e Seletividade das Proteções?
Os sistemas elétricos geralmente usam fusíveis, disjuntores e relés para proteger seus equipamentos elétricos. No caso de ocorrer uma falha, seria desejável que um curto-circuito afetasse apenas a parte do sistema elétrico onde a falha ocorreu, em vez de todo o sistema. Um Estudo de Coordenação e Seletividade de Disjuntores, Relés e Fusíveis é usado para analisar os tempos de disparo para uma série de dispositivos com sobrecorrente que estão sendo comparados, geralmente da fonte até o maior dispositivo do circuito ramificado. As curvas são uma representação gráfica logarítmica das características de desempenho dos dispositivos com uma tensão de base.
A metodologia é otimizar a seletividade dos dispositivos. A seletividade é o isolamento de um circuito com falha até o ponto de falha, sem perturbar nenhum dos outros dispositivos de proteção no sistema. Um sistema devidamente coordenado tem cada um dos seus dispositivos de proteção ajustados para minimizar o impacto negativo das falhas do equipamento.
Nota: Um Estudo de Coordenação e Seletividade de Dispositivo de Proteção também pode ser referido como um Estudo de Coordenação de Disjuntor, Coordenação de Corrente Temporal ou como Proteção do Sistema de Energia Elétrica.
Preciso de um Estudo de Coordenação e Seletividade dos Dispositivos De Proteção?
A maioria dos sistemas de distribuição de energia elétrica, não são planejados com a coordenação dos dispositivos de proteção em mente, e pode falhar na coordenação adequada dos dispositivos de proteção. Falhas em equipamentos como motores de indução, podem facilmente resultar em uma queda da energia na planta inteira! Um estudo de coordenação de dispositivos de proteção pode ajudar a evitar que isso aconteça.
Quais sistemas o Estudo de Coordenação e Seletividade abrange?
- Sistemas elétricos industriais;
- Usinas;
- Geradores;
- Transformadores;
- Linhas de transmissão.
Quais os benefícios do Estudo de Coordenação e Seletividade?
Um Estudo de Coordenação e Seletividade dos Dispositivo de Proteção, mostrará os valores possíveis e prováveis das correntes de falta dentro do sistema, e mostrará os curtos-circuitos e as falhas que ocorrerão em seus fusíveis, disjuntores e nas operações de sua instalação.
O intuito de se realizar os estudos, são:
- Aumentar a confiabilidade dos equipamentos e das instalações, reduzindo o tempo de uma falha (Perturbação/sobrecarga), atingindo menos sistemas;
- Aumentar a proteção dos equipamentos;
- Aumentar a segurança dos operadores, eliminando arcos elétricos e limitando o tempo de operação das proteções;
- Garantir a coordenação do dispositivo de proteção, definindo os dispositivos para operarem com trip’s sequenciais;
- Evitar danos identificando equipamentos sobrecarregados.
Por que contratar a Token Engenharia?
A Token Engenharia utiliza os mais modernos softwares para aplicação em Proteções de Sistemas Elétricos do mercado, e aliado ao conhecimento técnico e a larga experiência de nossos profissionais, oferecemos as soluções mais seguras e com o melhor custo x benefício.
Oferecemos ainda os seguintes serviços:
- Cálculo de Nível de Curto Circuito;
- Parametrização de Relés;
- Proteção e Partida de Motores de Média Tensão.
Para saber mais sobre o Estudo de Coordenação e Seletividade, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções.