Corte e Dobra de Chapas

Corte e Dobra Caixa
Corte e Dobra Caixa

A Token Engenharia realiza desde o projeto ate o corte, dobra e montagem de peças em chapas metálicas. O corte e dobra de chapas são processos essenciais na produção de peças em chapas metálicas. A fabricação de peças de chapas metálicas é um método valioso de prototipagem e produção para fazer peças funcionais robustas, como painéis, suportes e gabinetes. No entanto, ao contrário de outras técnicas de fabricação, a modelagem de chapas metálicas na verdade compreende muitos processos diferentes. Tais processos manipulam a chapa metálica de maneiras diferentes. Esses diferentes processos podem envolver cortar a chapa metálica, moldá-la ou unir diferentes peças. Assim, vamos apresentar os principais processos de fabricação de chapas metálicas, como eles funcionam e para que são usados. Se ainda restarem dúvidas, entre em contato conosco.

O que é corte e dobra de chapas?

Corte e dobra é na verdade um conjunto de processos de fabricação para transformar chapas metálicas em peças funcionais. Podemos dividir esses processos em três categorias: corte, conformação e montagem.

Chapas metálicas comuns incluem aço, aço inoxidável, alumínio, zinco e cobre. Em geral, esses materiais vêm em bitolas entre 0,006 e 0,25 polegadas (0,015 e 0,635 centímetros) de espessura. Calibres mais finos são mais maleáveis, enquanto os mais grossos podem ser mais adequados para peças pesadas com aplicações extenuantes.

Para peças parcialmente planas ou ocas, a fabricação em chapas metálicas pode ser uma alternativa econômica a processos como fundição e usinagem. Sobretudo porque o processo é rápido e produz desperdício mínimo de material. A fabricação de peças em chapas metálicas é amplamente utilizada para peças industriais e de consumo e em setores especializados.

Quais são os processos de corte de chapas metálicas?

Uma das três principais formas de manipular chapas metálicas dentro da técnica de corte de dobra de chapas é cortá-las. Nesse sentido, a fabricação de chapas metálicas pode ser considerada um processo de fabricação subtrativo, como a usinagem CNC. Em outras palavras, as peças utilizáveis podem ser feitas simplesmente removendo seções de material. Os fabricantes podem cortar chapas usando uma variedade de máquinas, algumas das quais são exclusivas da fabricação em chapas metálicas. As principais técnicas de corte são:

Corte a laser

É um dos principais métodos para cortar chapas de metal. Um cortador a laser usa um poderoso laser intensificado com uma lente ou espelho. É uma máquina precisa e energeticamente eficiente. Adequada para bitolas finas ou médias de chapas metálicas, porém pode ter dificuldade para penetrar nos materiais mais duros.

Corte por jato de água

Outro processo de corte de chapa metálica é o corte por jato de água. Isto é, método de fabricação de chapas que utiliza um jato de água de alta pressão para cortar o metal. Os cortadores de jato de água são particularmente úteis para cortar chapas metálicas com baixo ponto de fusão, pois não geram calor que poderia deformar indevidamente o metal.

Corte a plasma

Consiste em um cortador de plasma que cria um canal elétrico de gás ionizado formando um jato de plasma quente. Esse jato penetra facilmente até mesmo grandes espessuras de chapa metálica. Embora menos precisos do que os cortadores a laser ou a jato de água, são rápidos e poderosos, com baixos custos de configuração.

Essas três máquinas de corte podem ser usadas em outros materiais além de chapas metálicas. No entanto, existem algumas técnicas usadas exclusivamente para fabricação em chapas metálicas.

Perfuração

O processo de perfuração, por exemplo, cria furos precisos em chapas metálicas usando um punção e uma matriz. A folha de metal é colocada entre os dois componentes e o punção se força através do metal para alcançar a matriz. No processo de puncionamento, as peças circulares puncionadas do material removido são transformadas em sucata. Contudo, essas peças circulares também podem ser usadas como novas peças de trabalho.

Quais são os processos de conformação de chapas metálicas?

Outra categoria importante de processos de fabricação de corte e dobra de chapas metálicas é a conformação ou deformação de chapas metálicas. Este grupo de processos contém inúmeras maneiras de alterar e manipular chapas metálicas sem cortá-las. Dentre outros, os principais processos de conformação são:

Dobragem de chapas metálicas

Usando uma máquina chamada dobradeira, uma empresa de chapas metálicas pode dobrar chapas metálicas em diversos ângulos. Alguns exemplos são em formas de V, formas de U e canais em um ângulo de até 120 graus. Calibres mais finos de chapa metálica são mais fáceis de dobrar. Além disso, também é possível fazer o oposto, remover a dobra horizontal de peças de chapa metálica.

Estampagem

O processo de estampagem é outro processo de conformação, mas também pode ser pensado como uma subcategoria própria. Envolve o uso de uma prensa de estampagem hidráulica ou mecânica equipada com ferramenta e matriz, e seu funcionamento é semelhante ao puncionamento – embora o material não precise necessariamente ser removido. A estampagem pode ser usada para tarefas específicas, como ondulação, desenho, relevo, flange e bainha.

Por fim, processos menos comuns de deformação de chapa metálica incluem calandragem, que é usada para fazer curvas compostas em chapa metálica, e laminação, na qual a chapa metálica é alimentada entre um par de rolos para reduzir sua espessura (e/ou aumentar a consistência na espessura).

No entanto, alguns processos ficam no meio do caminho entre o corte e a deformação. Por exemplo, o processo de expansão de chapa metálica envolve o corte de várias fendas no metal e, em seguida, o estiramento da chapa.

Como é feita a montagem de peças de chapas metálicas?

O corte e a conformação de chapas metálicas são duas formas de conformar chapas metálicas dentro do processo de corte e dobra de chapas. Uma terceira maneira é a montagem, usando fixadores comuns ou outros métodos.

Embora nem sempre seja considerado um processo de fabricação, a montagem de componentes díspares de peças de chapa metálica usando parafusos de fixação e rebites é uma parte importante do processo geral de fabricação. Outros processos de fabricação de chapas metálicas, como puncionamento, podem ser executados explicitamente para fazer furos para rebites e outros fixadores.

Vista em 3d Corte e Dobra
Vista em 3d Corte e Dobra

Os componentes de chapa metálica também podem ser unidos usando o processo de soldagem, no qual o calor é aplicado para derreter uma seção do metal onde ele se une a outro componente. O metal derretido dos dois componentes é fundido para formar uma conexão sólida. Chapas metálicas comuns como aço inoxidável e alumínio têm boa soldabilidade, embora diferentes metais possam soldar melhor com certos tipos de soldagem: arco, feixe de elétrons, resistência, etc.

Qual o melhor processo de fabricação de peças em chapas metálicas?

Se você já projetou peças de chapa metálica, é provável que tenha uma boa ideia dos processos de fabricação que serão usados para realizar o projeto de corte e dobra. Na verdade, alguns utilitários de CAD, como o Autodesk Fusion 360 e o Dassault Systemes Solidworks, permitem criar recursos que se correlacionam com os processos físicos de fabricação de peças em chapas metálicas, como dobra e estampagem.

Projeto Corte e Dobra
Projeto Corte e Dobra

Independentemente do seu nível de experiência, os especialistas em chapas metálicas da Token Engenharia podem ajudá-lo a finalizar seus projetos e escolher entre processos semelhantes, como corte a laser e corte a jato de água.

Entre em contato para um orçamento gratuito hoje.

Para receber um orçamento