Você já deve ter ouvido algum comentário sobre energia solar fotovoltaica ou uma notícia falando sobre esse tema. E com isso, muitas dúvidas surgiram em sua mente, sendo a principal delas: será que vale a pena o investimento? A resposta para essa pergunta é sim!
Esse tipo de energia traz economia e contribui bastante para a sustentabilidade do planeta, ela se tornou uma excelente opção para quem quer gerar sua própria energia.
No Brasil, cresce o número de empresas e residências que estão instalando placas fotovoltaicas para obter energia solar, isso fez com que ele se destacasse no cenário internacional.
Preparamos um artigo para você esclarecer todas as suas dúvidas e se render aos benefícios da energia solar.
O que é energia solar fotovoltaica?
A energia solar fotovoltaica é obtida por meio da conversão da luz solar em energia, podendo ser feita também em dias nublados ou chuvosos. Quanto mais forte for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade gerada.
Este tipo de energia é utilizado para alimentar não somente residências ou empresas, mas também aplicativos e aparelhos.
Como é feita a produção da energia solar?
O método de conversão da energia solar é feito por meio das células fotovoltaicas, feitas de um material semicondutor. Quando a luz está sobre as placas fotovoltaicas, os elétrons delas são postos em movimento, gerando a energia solar. Atualmente, o material utilizado para gerar esse tipo de energia é o silício.
Os sistemas fotovoltaicos já são utilizados há mais de 30 anos, sendo mais econômicos e totalmente sustentáveis.
Eficiência da energia solar
Os painéis solares fotovoltaicos ou placas fotovoltaicas são compostos por células solares que têm a função de capturar a luz solar. Elas contam com o efeito fotovoltaico para fazer esse tipo de conversão de energia para que ela flua corretamente.
A eficiência desse tipo de energia está ligada a porcentagem de energia solar que atinge as placas fotovoltaicas, para ser transformada em eletricidade. Quanto maior sua eficiência, mais Watts por metro quadrado será gerado.
Quais são os 06 Benefícios da energia solar fotovoltaica?
Como já foi dito, a energia solar fotovoltaica é mais econômica e ecologicamente correta para se utilizar. Mas, além disso, ela tem outros benefícios, como:
1 – Energia renovável
A radiação do sol é um fenômeno natural, não poluente e inesgotável. As placas fotovoltaicas são montadas em processos industriais controlados para não poluírem o meio ambiente. Não existe um motor que a faça funcionar, por isso, também não é um poluente sonoro. Portanto, ela é uma geradora de energia totalmente sustentável e com uma fonte renovável.
2 – Não ocupa espaço
Em quase todos os projetos residenciais, os painéis solares são instalados nos telhados, com isso, não utilizam os espaços dentro de casa. Há também aqueles instalados nos estacionamentos, servindo de proteção para os automóveis.
3 – Sistema modular
Quando for necessário aumentar a geração de energia solar, esse tipo de sistema permite a adição de mais placas fotovoltaicas.
4 – Baixa manutenção
A tecnologia utilizada para este gerar este tipo de energia é bem simples, os equipamentos e componentes necessitam de pouco manutenção. A fabricação das células fotovoltaicas e das placas é muito moderna, a vida útil do sistema gira em torno de 25 anos.
5 – Redução dos custos
Apesar do custo para instalação ser alto, a economia em sua conta de energia será enorme. O preço da instalação tem diminuído, devido à alta procura por esse tipo de geração de energia, onde é possível reduzir até 95% da sua conta. A Energia Solar Fotovoltaica vem se tornando cada vez mais popular, visto que a sua fonte é gratuita.
6 – Sistemas isolados
A energia solar é uma ótima opção para lugares onde a energia convencional é de difícil abastecimento. Além disso, vale a pena pensar que, na sua casa ou empresa, ela estará gerando a sua própria energia e você ficará livre de contas de luz absurdas.
Além dos benefícios econômicos
A energia solar não traz somente benefícios ligados à economia. Existem vantagens que variam de acordo com o perfil de cada consumidor.
Para os clientes comerciais, existe a possibilidade de ações de marketing para agregar valor ao nome da empresa. Existe o apelo, por exemplo, para que as pessoas optem por esse sistema de energia, mostrando a conscientização da empresa e preocupação os recursos do planeta.
Projeto para energia solar
Há diversos programas para auxiliar os projetos de sistemas fotovoltaicos. Eles possuem em seus cadastros os principais modelos de placas fotovoltaicas, painéis e inversores, além dos dados meteorológicos que auxiliam na previsão do volume de energia solar gerado pelo sistema.
Um bom projeto de energia solar fotovoltaica começa definindo quanto de energia deve ser produzida pelo sistema. É verificado a quantidade de kWh consumido na residência ou na empresa e projetado o sistema de geração para fabricar 100% da energia média consumida. Caso houver excesso, o consumidor, irá receber credito da companhia de energia, para utiliza-lo no futuro ou em outra unidade consumidora (registrada no mesmo CPF ou CNPJ). O tamanho do projeto é de acordo com a área onde serão instalados os painéis.
Instalando os painéis solares.
Após essa verificação, é hora de determinar onde serão instalados os painéis, é necessário que eles estejam bem inclinados em direção ao sol para que exista uma boa produção de energia fotovoltaica. A melhor inclinação para as placas fotovoltaicas é aquela onde a luz do sol reflete com maior intensidade. A boa inclinação pode ajudar também quando os dias forem nublados ou chuvosos. Ela deve ser de, no mínimo, 10 graus perpendicular para evitar o acúmulo de água, facilitando também a limpeza. Para o Rio de Janeiro, o ideal é uma inclinação próxima de 23 graus para o norte.
É necessário instalar o sistema fotovoltaico em um lugar que não tenha sombra, pois isso pode atrapalhar a quantidade de energia que o gerador irá produzir. Antes de colocar as placas fotovoltaicas em algum lugar, analise se há chaminés, antenas ou outras barreiras que possam atrapalhar a recepção dos raios solares.
A quantidade de painéis que serão instalados é de acordo com a quantidade de energia fotovoltaica que você pretende produzir.
Por fim, é necessário verificar a radiação solar no local. Esse dado é coletado por um mapa solarimétrico.
Energia fotovoltaica: a terceira mais importante
Depois das energias hidráulicas e eólicas, a fotovoltaica é a mais importante fonte de energia renovável do mundo. Mais de 100 países fazem uso da energia solar.
Crescimento do uso da energia solar
Em 2017, a energia solar cresceu mundialmente, foram instalados em média 95 GW (gigawatts). O mercado mostrou um equilíbrio entre as instalações de grande porte e as de pequeno porte (geração distribuídas), como em casas e pequenas empresas.
Além do benefício da economia, a energia solar fotovoltaica traz diversas vantagens e mostrando ser a solução para muitas necessidades do dia a dia. Milhares de famílias e empresas em todo o mundo já aderiram a esse tipo de energia, contribuindo para um planeta mais sustentável.
Custo de um sistema de energia fotovoltaica
O valor do sistema de energia solar depende do tamanho do local e da complexidade. A variação de preço entre os fornecedores vai depender da quantidade de itens para instalar e a qualidade dos produtos. Além, é claro, da complexidade da instalação.
O preço médio para um residência de até quatro pessoas pode chegar até R$19 mil. O preço pode assustar, mas o investimento vale a pena. Afinal, você pode economizar na sua conta e luz, sem nenhum gasto com manutenção. O retorno sobre o investimento costuma ser de 04 anos e o sistema fotovoltaico tem uma vida útil de pelo menos 25 anos
Onde tem energia solar no Brasil
Em quase todo o território brasileiro a geração de energia solar é muito grande. Porém, a distribuição não é em igual proporção e alguns estados se destacam mais do que os outros. Os três estados que mais investem em energia fotovoltaica são Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
O setor elétrico tem sofrido com as inflações e quem paga o preço são os milhares de consumidores. Com a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica e conectado à sua rede, você ganha poder de escolha e ajuda o país a travar o custo da tarifa de energia.
No Brasil, até junho de 2018, foram instalados 30.686 sistemas fotovoltaicos. A previsão é que ate 2024 sejam instalados 887 mil. Para que esse cenário otimista se consolide, são necessárias muitas mudanças no cenário econômico do país como o FGTS para aquisição do sistema de energia solar e ICMS sob geração de excedente.
Além de ajudar o país, você consegue a tão sonhada estabilidade e prevê o custo mensal que terá com a energia. Só na cidade do Rio de Janeiro, existem mais de 800 sistemas de energia solar instalados.
Que tal investir em um sistema de energia solar fotovoltaica? Os benefícios a curto, médio e longo prazo são imensos. Além disso, você irá consumir uma energia pura, limpa e totalmente renovável.
Se você quer saber as respostas das perguntas abaixo:
O que é o Sistema de Compensação de Energia Elétrica?
Qual é a diferença entre microgeração e minigeração distribuída?
Quem pode participar da Geração Distribuída?
Visite nossa página sobre GERAÇÃO DISTRIBUÍDA.
Quer saber mais sobre energia solar fotovoltaica? Entre em contato com conosco.