Adequação NR12

Adequação NR12 Torno
Adequação NR12 – Torno

A Token Engenharia presta serviços de adequação NR12 em atendimento a Norma Regulamentadora número 12 do Ministério do Trabalho. Nossos profissionais são altamente capacitados e comprometidos com a segurança e saúde aos trabalhadores. Entre em contato e solicite um orçamento.

NR12 o que é?

A Norma Regulamentadora número 12 (NR12) é um conjunto de regras elaboradas pelo Ministério do Trabalho para oferecer segurança e saúde aos trabalhadores. A norma, com última atualização através da Portaria SEPRT nº 916, de 30 de julho de 2019, prevê medidas de segurança relativas a máquinas e equipamentos no ambiente laboral. Nós apresentaremos aqui os principais pontos a serem considerados na adequação NR12.

Os 03 princípios chave de segurança de máquinas e equipamentos – adequação NR12

1. Perigos mecânicos

Máquinas e equipamentos possuem partes móveis. A ação das partes móveis pode ter força suficiente em movimento para causar ferimentos às pessoas.

Ao avaliar máquinas e equipamentos quanto a possíveis perigos mecânicos para adequação NR12, considere:

  • Máquinas e equipamentos com partes móveis que podem ser alcançadas por pessoas;
  • Máquinas e equipamentos que podem ejetar objetos (peças, componentes, produtos ou resíduos itens) que podem atingir uma pessoa com força suficiente para causar danos;
  • Máquinas e equipamentos com partes móveis que podem atingir pessoas, como barreiras ou braços mecânicos;
  • Máquinas e equipamentos móveis, como empilhadeiras, porta-paletes, equipamentos de terraplenagem, operado em áreas onde as pessoas podem ter acesso.

2. Perigos não mecânicos

Perigos não mecânicos associados a máquinas e equipamentos podem incluir emissões prejudiciais a saúde, fluidos contidos ou gás sob pressão, produtos químicos e subprodutos químicos, eletricidade e ruído, todos os quais podem causar ferimentos graves se não forem controlados adequadamente. Em alguns casos, as pessoas expostas a esses perigos podem não apresentar sinais de lesões ou doenças durante anos.

Onde as pessoas correm risco de ferimentos devido a emissões nocivas de máquinas e equipamentos, as emissões devem ser controladas na fonte. Ao avaliar máquinas e equipamentos quanto a possíveis perigos não mecânicos, considere como as máquinas e equipamentos podem afetar a área (ambiente) ao seu redor. Caso necessário, realize as devidas adequações NR12.

3. Ergonomia

As pessoas devem ter acesso seguro e adequado para o trabalho que executam em, sobre e em torno de máquinas e equipamentos. Uma plataforma de trabalho estável, adequada à natureza do trabalho que permite uma boa postura em relação ao trabalho executado, pisada segura, ambiente seguro e a prevenção de quedas (caso possa ocorrer uma queda) é um requisito básico. Por exemplo, torres de resfriamento em telhados de prédios podem ter acesso ruim, mas devem ser atendidos por uma pessoa de serviço em tempos previsíveis para tratamento de água, dosagem química ou monitoramento de dosagem automatizada equipamento. As pessoas que executam essas tarefas devem dispor de meios necessário para acessar o telhado sem risco ou risco mínimo de queda ou lesão.

Ao pensar no acesso seguro a máquinas e equipamentos, considere o seguinte:

  • Quem estará trabalhando nas máquinas e equipamentos ou próximo a eles;
  • Pessoas que precisam trabalhar em áreas fechadas onde a atmosfera pode ser prejudicial, como poços, tanques ou recipientes de armazenamento;
  • Quais equipamentos ou materiais precisam ser carregados para realizar a tarefa;
  • Onde e quando o acesso é necessário para operação, manutenção e limpeza;
  • Como as pessoas obterão acesso seguro (passarela, pórtico, plataforma de trabalho elevada ou escada);
  • Que trabalho será realizado durante o acesso;
  • As pessoas estarão próximas ou expostas a um perigo mecânico ou não mecânico não identificado em o tempo de acesso;
  • Houve consulta com trabalhadores ou contratados sobre como eles pretendem obter acesso e qual equipamento e plataforma ou estrutura de trabalho é mais adequado para a tarefa.

Proteção NR 12

Existem diversos tipos diferentes de proteções de máquinas. As proteções são estruturas que impedem que os trabalhadores tenham contato direto com partes móveis e outras áreas perigosas. Por exemplo, telas protegem os trabalhadores de fragmentos lançados durante a atividade das máquinas. A adequação NR 12 garante que qualquer peça da máquina que possa causar ferimentos seja protegida. O design e o material das proteções variam de acordo com a máquina e equipamento. Os itens da adequação NR 12 são:

Cortina de luz NR12

A cortina de luz é um dispositivo eletroeletrônico que detecta o acesso de pessoas em áreas de risco. Uma vez detectada a presença, o sistema imediatamente interrompe o funcionamento da máquina ou equipamento. Esta é uma alternativa às barreiras mecânicas normalmente usadas, também são conhecidas como cortina de segurança ou barreira óptica de segurança.

Laudo de adequação NR 12

laudo de adequação NR 12 é um documento técnico elaborado por um profissional habilitado. Esse laudo NR 12 consiste em um levantamento de todos os itens que devem ser adequados em cada máquina e equipamento. A partir do laudo NR 12 são feitas as devidas adequações.

Quais máquinas precisam de adequação NR 12?

Máquinas com componentes rotativos, ou sujeitas a variações de temperatura e outros perigos ao trabalhador, devem ser adequadas a NR 12. Além disso, inspeções periódicas devem ser feitas para verificar a integridade das adequações. Algumas das máquinas nas quais são feitas adequações NR 12 são:

Furadeira de bancada NR12

Ferramenta que possibilita furos em ângulos de 90º, com controle de profundidade do furo. É necessária instalação de proteção visual transparente para impedir projeção de cavacos. Além disso, é necessária instalação de botoeiras de emergência, aterramento elétrico e sinalização de segurança.

Guilhotina NR12

A guilhotina é um equipamento usado para corte de materiais. De acordo com a NR12, a guilhotina deve possuir proteção na parte frontal do equipamento. Além disso, deve ter o acesso às laterais e traseira impedido através de um sistema de segurança.

Prensa hidráulica NR12

São máquinas utilizadas para cortar, dobrar, furar e moldar materiais para comprimi-los em partes menores. É necessária instalação de proteção em material transparente para impedir projeção de partículas. Além disso, é necessária instalação de botoeiras de emergência, aterramento elétrico e sinalização de segurança. Instalar sinal luminoso indicando quando a máquina estiver ligada.

Escada NR12

A NR12 estabelece diretrizes de segurança quanto a meios de acesso a máquinas e equipamentos como escadas, passarelas, plataformas e elevadores. A escada de acesso deve proporcionar condições seguras de trabalho, movimentação, circulação e manuseio de material. Além disso, deve possuir fixação resistente, degraus com revestimento antiderrapante e ser mantida sem obstrução. As escadas devem possuir travessão superior (corrimão) de 1,10 m a 1,20 m de altura em relação ao degrau em ambos os lados. Devem possuir ainda rodapé de pelo menos 20 cm e um travessão intermediário a 70 cm de altura.

Serra circular NR12

Uma serra circular, apesar do nome, é uma máquina que realiza cortes retos, com ótima precisão e profundidade. É necessária instalação de botoeiras de emergência e aterramento elétrico. Instalar sinalização de segurança deve ser conforme ABNT NBR 7195. Instalar proteção em material transparente com interruptor de segurança, quando aberto o funcionamento da serra circular é interrompido.

Esmeril NR12

O esmeril possui um embolo rotativo e tem o objetivo de tirar rebarbas, afiar ferramentas e dar acabamentos em geral. Na adequação NR12 de um esmeril é feita instalação de proteção visual transparente, botoeiras de emergência, aterramento elétrico e sinalização de segurança.

Proteção para torno NR12

Um torno é uma máquina-ferramenta que gira uma peça em torno de um eixo de rotação. São realizadas diversas operações, como corte, recartilhamento, lixamento, torneamento e faceamento. É necessária instalação de proteção em material transparente, botoeiras de emergência, aterramento elétrico e sinalização de segurança. A proteção visual deve conter um interruptor de segurança, quando aberto o funcionamento do torno é interrompido.

Tipos de adequações NR12

A separação é um controle de risco de máquinas e equipamentos simples e eficaz e pode ser alcançada pela distância, barreira ou tempo.

  • Separação por distância significa que uma pessoa não pode alcançar o perigo devido à distância.
  • Separação de barreira significa que uma barreira ou guarda corpo eficaz nega o acesso e controla a ejeção de peças, produtos ou resíduos.
  • Separação de tempo significa que, no momento do acesso, a máquina e/ou equipamento é desabilitado.

Exemplos de separação incluem:

  • Barreiras físicas e guardas corpos, como cercas, telas ou painéis fixos de diversos materiais
  • Várias formas de proteção e intertravamento.

Nota: Ao considerar a adequação das proteções físicas, considere o acesso seguro dos operadores de manutenção que obtêm acesso por escada, andaime ou trabalho elevado plataforma.

Guarda corpo conforme NR12

Um guarda corpo pode executar várias funções, incluindo:

  • Negar acesso corporal;
  • Conter peças ejetadas, ferramentas e resíduos, como cavacos;
  • Evitar que as emissões escapem;
  • Fazer parte de uma plataforma de trabalho segura.

Quando o assunto é adequação NR12, a proteção é comumente usada com máquinas e equipamentos para impedir o acesso a:

  • Tambores finais rotativos de transportadores de correia;
  • Eixos rotativos;
  • Partes móveis que não requerem ajuste regular.
  • Transmissões de máquinas, como acionamentos por polia e correia, acionamentos por corrente, engrenagens de acionamento expostas;
  • Quaisquer peças móveis, máquinas e equipamentos perigosos.

Onde o acesso não é previsto, uma proteção fixa pode ser aplicada permanentemente por soldagem ou fixado com parafusos unidirecionais. Se o acesso for necessário em algumas situações, uma proteção móvel é a opção adequada.

Onde o acesso ao perigo é pouco frequente, a instalação de uma proteção móvel, que pode ser removida pelo uso de uma ferramenta ou chave, pode ser um controle aceitável, a ferramenta para remover a barreira ou proteção normalmente não está disponível para o operador.

No entanto, na adequação NR12 o usual é utilizar uma proteção que incorpore proteções fixas e móveis, o que permite que a alimentação de materiais ou peças na área protegida enquanto ainda evita o contato corporal.

Intertravamento

A proteção de bloqueio, ou intertravamento, ocorre quando o ato de mover a proteção (abrir, deslizar ou remover) para permitir o acesso, interrompe a ação do mecanismo perigoso.

A proteção de intertravamento funciona por:

  • Desconectar o mecanismo de acionamento mecanicamente (por exemplo, aplicar um freio ou desengatar uma embreagem ou mecanismo de engrenagem);
  • Isolar a fonte de energia do mecanismo de acionamento (por exemplo, parar o motor);
  • Uma combinação de desconexão mecânica e de alimentação.

A proteção de intertravamento geralmente é obtida por meios mecânicos ou elétricos, mas também pode incluem sistemas de controle hidráulico ou pneumático.

A energia armazenada nas partes móveis (momentum) pode fazer com que o mecanismo leve algum tempo após a remoção da fonte de energia motriz para parar o funcionamento.

Empresa de adequação NR 12

É de vital importância escolher uma empresa capacitada para realizar as adequações NR 12 em suas máquinas e equipamentos. Por sermos uma empresa de engenharia elétrica, com larga experiencia em Laudos, Projetos e Manutenções, nós da Token Engenharia iremos lhe auxiliar da melhor maneira a resolver as “não conformidades” encontradas com as melhores práticas de engenharia. Trabalhamos com os melhores materiais e técnicas, visando a correta adequação NR 12 para as suas máquinas e equipamentos.

Entre em contato conosco para receber uma proposta.

Para receber um orçamento